sábado, 3 de março de 2012

EMOÇÃO x APRENDIZAGEM

Por Paulo Sergio Gomes de Amorim, 

Professor de Química e Física da rede privada da cidade de Sobral, região norte do estado do Ceará

RESUMO DA ENTREVISTA DE JUAN CASASSUS PUBLICADA EM DEZEMBRO DE 2008, CONCEDIDA À REVISTA NOVA ESCOLA SOB O TEMA:

“O CLIMA EMOCIONAL É ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM”

Na reportagem, Juan Casassus junto a UNESCO duarnte os anos de 1995 e 2000, analisou a qualidade da Educação na América Latina, a qual fora publicada no livro A Escola e a Desigualdade. Na qual fora abordada os temas:

• Docentes com formação sólida;

• Avaliação sistemática;

• Material didático suficiente;

• Prédios adequados

• Famílias participativas;

• Ambiente emocional adequado;

De acordo com Casassus, o último tema acima relacionado, o supreendeu, visto que para transmitir conhecimento, além de dominar os conteúdos de sua disciplina, o professor precisa saber acolher as turmas, identificando e trabalhando interesses e sentimentos.

O seu estudo se deu através da analize de alunos, professores e pais com filhos na terceira e quarta séries no ensino fundamental nas disciplinas de matemática e linguagem, por meio de aplicação de provas para mais de 54 mil alunos em 14 países da América Latina. De acordo com o mesmo, o principal achado foi há necessidade de criar um ambiente (clima emocianal) favorável à aprendizagem na escola, no qual fora verificado para estas “condições” que o desempenho dos discentes, chegou a ser superior em 36% na nota média da prova de Linguagem e 46% na de Matemática.

Sengundo Casassus, o peso do clima emocional é enorme. “Na nossa pesquisa, ele teve uma importância maior do que todos os demais fatores somados. E veja que examinamos mais de 30 variáveis, como condições de trabalho, salário, experiência e formação dos professores, o número de livros em casa e na biblioteca, o tempo que os pais passam diariamente com os filhos e o total de alunos por classe”.

Para casassus, o estudante é capaz de relaxar em um ambiente favorável, se tornado mais seguro e reduzindo o medo, facilitando desta forma, uma melhor aprendizagem, reduzindo a indisciplina e aumentado o interesse. Entretanto, o professor precisa ser amigo deles, Ele pode e deve usar sua autoridade para advertir algum jovem por atitudes inadequadas, ou seja, ter autoridade é diferente de ser autoritário.

O currículo pode ser adaptado a temas de interesse dos alunos, já que o aprendizado exige motivação interna de quem aprende. É possível encontrar caminhos para que esse entusiasmo se encaixe no planejamento curricular, Tratando e adaptando o conhecimento de forma em que a turma possa ser inserida dentro do problema, dando a estes, a possiblidade de interação e intervenção do tema, bem como permitir ao grupo a elaboração de resoluções inéditas e criativas na liguagem da turma e não apenas na linguagem técnico-científico.

A emoção, é mais que uma experiência fisiológica ou psicológica, é a propria energia da vida, interligando os acontecimentos do mundo externo com o mundo interno de cada um de nós. De acordo com pesquisas realizadas na década de 90, percebemos o mundo atráves de estímulos sensoriais, o que torna tão importante, um ambiente de respeito mútuo como estímulo para a aquisição de conhecimentos.

Segundo Casassus, quando foram criados os sistemas educativos durante o século XIX, predominava uma visão muito racional do ser humano, gerando como resultado, a criação de uma organização antiemocional, onde prevalecem as humilhações, as comparações, os juízos de valor e as desqualificações. O resultado é uma escola indisciplinada e violenta. Entretanto, o professor deverá usar a conectividade, na qual, o sujeito da Educação deve ser encarado como um indivíduo que se divide em três partes: razão, emoção e corpo. Neste processo o professor tem que parar e escutar o aluno, aceitá-lo sem preconceito e vê-lo como um ser humano, sendo assim, torna-se necessario compreender melhor a nós mesmos, para que dessa forma, possamos compreender nossas ações, as quais dependem das competências emocionais de cada indivíduo.

Para Casaccus o professor educado emocionalmente, consegue identificar, ler e trabalhar não apenas as próprias emoções más, também as das pessoas a seu redor. Segundo Ele, Existem sete atitudes para o desenvolvimento da Educação Emocional:

1ª – Dar-se conta dos próprios sentimentos;

2ª – Observar o que ocorre com a turma;

3ª – Entender as pessoas para estabelecer conexões com elas;

4ª – Cuidar da qualidade dessas interações;

5ª – Ter consciência das ligações entre as coisas que acontecem na aula;

6ª – Demonstrar empatia pelo que acontece com o outro;

7ª – Se responsabilizar pelo que ocorre em sala, sem ficar procurando fora dela culpados;

Nenhum comentário:

Postar um comentário